sábado, 21 de junho de 2014

Fá Giandoso e a design wall

Uma das coisas mais legais que fiz na vida foi um curso de Patchwork Moderno com a Fá Giandoso do Farfalla Gialla!

Primeiro porque pra mim foi muita novidade envolvida: primeira vez viajando sozinha pra uma cidade tão grande como São Paulo, aliás, a primeira vez que fui à São Paulo. Foi uma experiência incrível, apesar de morar numa cidade grande, Brasília, São Paulo realmente é ooooutro mundo! 

E a Fá? A visão que ela tem do patchwork, a didática dela... é uma coisa incrível! Ela vê o patchwork não só como artesanato, mas como arte mesmo, de verdade! Eu sempre vi assim também, o patchwork é uma expressão artística com certeza. Ela ensinou sobre a composição de cores com um círculo cromático de... patchwork. Quase morro! rsrs Fora que ela é um amor de pessoa, cheia de personalidade e tem filhinhos lindos! :)

O cerne do curso da Fá é mostrar o patchwork como algo prazeroso e livre de padrões. Eu sou muito sistemática, corto cada linhazinha, meço o tempo todo, busco perfeição e aprender um pouquinho dessa liberdade foi muito bom.

Mas... o mais legal que aprendi lá foi a importância de ter uma Design Wall no atelier. O que é isso??? 

É um painel colante que você usa pra pra ir montando os blocos de patchwork pra testar as várias combinações.

Pra fazer é necessário:

  • Placa de isopor (fita banana para fixação na parede)
  • Flanela branca (para cobrir a placa)
  • Alfinetes (para prender a manta na placa de isopor)
  • Cola spray (aplicar esporadicamente para segurar os blocos)
Um exemplo e PAP de design wall ou design board:





Outra coisa legal que a aprendi é usar um caderno quadriculado e lápis de cor antes de cortar os tecidos. Olha minha última experiência: 



Cheguei à combinação perfeita (para o que queria no momento). Quem vê uma bandeira do Brasil? 


E a design wall tornando tudo mais real:


É uma bricandeira muito boa!!!!

Ah! Um jeito fácil de ter aula com a Fá é pela Eduk, ela é a autora dos cursos de patch de lá.






2 comentários:

Letícia disse...

Que dica legal!!! Deve ajudar muito o processo de organização das cores! Gostei

artes e arteirices disse...

O design wall é uma necessidade minha que ainda não consegui parede ou local pra montar, então eu vou colocando no chão e o caderno eu uso e quando tenho um projeto grande gosto de fazer todas as anotações do projeto para futuras consultas...